domingo, 8 de julho de 2012

Orientações-Português Instrumental

Avaliação Português Instrumental


Com base nos textos disponibilizados para estudo e na seleção de gêneros textuais no ambiente profissional de trabalho, os grupos deverão seguir as seguintes orientações:

1. Apresentar em forma de seminário o gênero textual escolhido para expor (pode ser mais de um, mas não é aconselhável em função do tempo). Observar a aplicação teórico-conceitual;

2. Elaborar os slides de apresentação do trabalho;

3. Produzir um texto reflexivo sobre o referido trabalho.

Cada uma das atividades acima valerá 10,0 (dez pontos)

Cronograma:


23/07: equipes 1 e 2
30/07: equipes 3 e 4
06/08: equipes 5 e 6
13/08: equipes 7 e 8, se houver (ou resultado da apresentação dos seminários) e entrega da produção escrita.

Obs.: os slides deverão ser impressos e entregues ao professor antes de começar a apresentação.

Orientação para a confecção do slide:

1. Evite excesso de cores (poluição visual);
2. Evite mudar de cor a cada slide;
3. Opte por fontes e tamanho de fontes legíveis;
4. Não coloque textos extensos nos slides;

Sugestão para a produção dos slides:

a) Dados identificadores: instituição, curso, turno, disciplina, professor, membros da equipe, título do trabalho.
b) Objetivo (o que queremos alcançar com o estudo deste gênero textual?);
c) Justificativa (por que escolhemos este gênero textual?);
d) Metodologia (o que fizemos para alcançar o(s) nosso(s) objetivo(s)?);
e) Conceitos aplicados (quais os conceitos usados para explicar as nossas ideias e estudos feitos?);
f) Resultado do estudo (conclusões) 
g) Referências (conforme ABNT)

Tempo para apresentação:

Cada equipe terá 30 minutos para apresentar o seu trabalho.

Critérios para a apresentação oral (individual):

Pontualidade (chegar no horário de início da aula, entregar o material ao professor, atentar para a duração da apresentação [30min]). [2,0]

Aplicação teórico-conceitual (aplicar os conceitos e relacioná-los ao objeto da apresentação) [2,0]

Clareza nas explicações (organização das ideias)[2,0]

Conhecimento gramatical (acentuação, ortografia, pontuação, vocabulário, sintaxe) [2,0]

Criatividade/performance (postura, voz audível, movimentação (ou não) na sala, aplicação de exemplos e ilustrações, capacidade de atrair a atenção da turma para o assunto a ser apresentado) [2,0]

Obs.: os alunos deverão participar de todas as apresentações. A cada falta será abatido 0,5 (meio) ponto do total de sua apresentação no seminário. Ex.: se o aluno obteve 10,0 no seminário formado por 5 equipes, mas faltou às apresentações dos colegas, ele terá perdido 2,5, ficando apenas com 7,5.

domingo, 1 de julho de 2012

Gêneros Textuais - apontamentos

Na aula passada, um grupo de alunas me perguntou se poderia trabalhar com a fotografia como gênero textual. Antes de responder, pensei em propor alguns pontos para a nossa reflexão, a fim de chegarmos a alguma conclusão, ainda que aberta a novas indagações.

Quando estudamos gêneros textuais, uma aspecto importante dentro do conceito refere-se à existência material do gênero enquanto realização discursiva com tempo e lugar definidos, possível graças a uma situação interacionista entre os sujeitos. Além disso, a associação de um texto a um gênero textual depende da sua estrutura, da linguagem e do propósito, o que significa dizer que qualquer texto que circula na sociedade faz parte de um gênero textual ou então este precisa ser inventado.

A fotografia é um gênero textual? Vamos pensar na fotografia enquanto propósito comunicativo. Qual é o seu propósito? Depende. Pensemos em uma fotografia tirada por um fotojornalista para uma matéria. Teremos então uma fotografia compondo um processo comunicativo, com uma função real, com estrutura, linguagem e sentidos.

Foto: divulgação

Observe a foto tirada por um jornal local para compor uma matéria sobre o Dia dos Namorados. No primeiro plano, há um arranjo com flores e no segundo plano, desfocado, duas pessoas. É possível identificá-las? Observe que as duas pessoas vestem camisas azuis (cor que se convencionou atribuir aos homens) e existe uma sombra no modelo à direita que faz lembrar um cabelo amarrado (rabo de cavalo), o que poderia gerar ambiguidade, uma vez que homens e mulheres usam cabelos compridos. Mas à medida que os olhos vão se fixando na foto, outra ideia aparece, a de que existe alguém ou alguma coisa que gera um filete escuro, formando uma sombra. Em razão do desfocamento da foto, é difícil identificar a linha que separa com nitidez as formas, ocasionando um problema na identificação de um dos sujeitos, se se trata de um homem ou de uma mulher.

Que leituras poderíamos fazer desta foto, considerando o tema Dia dos Namorados? É uma foto convencional (mostrando casais de sexos diferentes)?

O que quero dizer com tudo isso? A fotografia como gênero textual precisa fazer parte do processo de interação social, envolvendo pessoas, e que possua uma estrutura e linguagem que possam agrupar outros textos fotográficos. A fotografia pode ser usada para diversos fins e cada um deles produzirá efeitos no leitor e terá o seu propósito.

sábado, 23 de junho de 2012

TERCEIRA AVALIAÇÃO - PSI

Avaliação – livro Atire em Sofia ou O Jogo de Ifá

Como estamos trabalhando com produção textual a partir do conceito de gêneros textuais, sugiro como terceira avaliação, que tem como base os romances de Sonia Coutinho, a seguinte atividade:

Elaborar um texto dissertativo sobre as questões de gênero que aparecem no livro. Podem listar todos que vocês identificarem e discorram sobre um aspecto a partir do qual vocês deverão fazer uma reflexão contextualizada com o momento em que vocês vivem hoje. Os três melhores textos serão postados no blog da professora Lúcia Leiro, http://www.mulhereliteratura.blogspot.com/.

Critérios:

a) redação;
b) aplicação adequada do conceito de gênero ao recorte e ao contexto;

Valor 10,0 pontos.

ORIENTAÇÃO SEMINÁRIO - PSI

1) Escolher o gênero textual com o qual vai trabalhar, conceituar e explicitar as razões da escolha a partir da proposta da disciplina;

2) Identificar os elementos que estruturam o gênero textual, conceituar e mostrar a função de cada um no processo da construção do sentido do texto;

3) Analisar um texto aplicando os conceitos acima mencionados;

4) Analisar os aspectos textuais e discursivos: texto, intertextualidade, discurso, interdiscursividade. Por que é um texto? Que outros textos são explicitamente ou implicitamente acionados no processo da leitura? Qual é o discurso do texto? Ele dialoga (faz referência) com outros discursos?

O seminário será avaliado no processo de apresentação (não haverá versão escrita)

Critérios:

a) Pontualidade (início e duração da apresentação)
b) Escolha adequada do objeto de estudo em relação ao tema proposto;
c) Coesão entre os componentes da equipe;
d) Conhecimento, desenvoltura e segurança sobre o assunto;
e) Clareza das ideias, objetividade;
f) Nível de captação da atenção do grupo para o conteúdo a ser exposto;
g) Qualidade e adequação do slide;
i) Complexidade na aplicação conceitual;
j) Aplicação das normas gramaticais na linguagem escrita (slide) (verificar reforma ortográfica)

Valor 10,0 (dez) pontos. Cada item vale 1,0 (um) ponto.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

LINGUAGEM E GÊNERO PLPT - PSICOLOGIA

Para Bakhtin, a linguagem inscreve o sujeito na historia ou melhor o enunciado na história. Falar da historicidade do enunciado é já colocá-lo em uma dimensão espaço-temporal, como uma realização dinâmica e única, porque irrepetível. É situar o enunciado como produto situacional, fruto das relações interativas e, por isso, das relações de poder, de forças.

Deste modo, ao trazer o filme como gênero textual de grande circulação e interação entre o público adolescente e jovem, estamos nos referindo a um produto textual que busca inventar-se e inventar este público. Afinal, o que define um adolescente? E um jovem? O que se convencionou chamar de "coisa de jovem" ou "assunto que interessa o adolescente"? Além disso, convém também atentar para o que se destina às jovens e aos jovens. Até mesmo no cinema, os gêneros comédia-romântica e drama são tidos como do gosto feminino, enquanto que a ação, o terror, o policial são gêneros que agradam aos homens. Mas isso está inscrito no sexo ou é uma direção, regulagem da cultura?

Em Encantadora de Baleias, vimos que o poder estava tão arraigado na cultura patriarcal que ninguém duvidava que o homem, na figura do pai e do primogênito, seria responsável pelo destino da comunidade. A voz erigida em oposição ao poder patriarcal, na figura de uma menina, não negava a cultura, mas a dissociava do poder exclusivo do macho.

Hoje, durante a aula, quando falava de como o corpo da mulher era representado, um dos alunos falou que o corpo masculino também era modelado: eram altos, brancos, etc. De fato, há uma transversalidade racial na observação do aluno, o que considero pertinente. Observo ainda que os homens são fortes porque o que se deseja passar não é apenas uma estética, mas vincular o corpo musculoso ao poder da força física. Em relação à mulher, não há qualquer função em exibi-la da forma que conhecemos, senão apenas para erotizá-la. Para que serve um corpo magro, cintura de vespa, seios sobressalientes e moldados e quadril em destaque (além de salto alto!) se elas estão em combate? Se a arma da mulher é o corpo, então ele já está fetichizado pelo olhar masculino. O fetiche é um objeto dotado de prazer erótico, por isso o corpo da mulher é visto como objeto de fetiche no cinema para um olho voyeur masculino, era o que defendia Laura Mulvey, crítica feminista psicanalítica.

Na próxima semana, vamos debater o filme Branca de Neve e o Caçador. Observem:

a) A representação dos personagens masculinos e femininos e mostrem as relações de poder entre eles;

b) As relações de poder entre o casal protagonista. As cenas e situações em que eles aparecem juntos;

c) Como vocês analisam o discurso de Ravenna, a madrasta, na noite de núpcias. Em que tom ela enuncia?

d) Qual a relação entre a beleza, a mulher e a juventude? Qual o discurso do filme em relação a essa tríade?

e) Como o cinema trabalha com essa tríade? Como essa tríade regula a vida das mulheres?

Alguns aspectos para vocês pensarem, mas podem trazer outras questões para o debate.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

PORTUGUÊS INSTRUMENTAL - 2012.1 - EQUIPES

Equipe 1.

MARIA KATIA SOUZA
RAFAELA ARAÚJO
TAMIRES COSTA
FRANCIRLÂNDIJA CARNEIRO
CISSA CAMILA GOMES
RONALDO PEREIRA

Equipe 2

Alex Sandro Goes da Silva
Bárbara Taís de Moura Almeida
Claudio Luís dos Santos
Raphael Santos de Oliveira
Tatiana de Souza Alves Ramos