domingo, 1 de julho de 2012

Gêneros Textuais - apontamentos

Na aula passada, um grupo de alunas me perguntou se poderia trabalhar com a fotografia como gênero textual. Antes de responder, pensei em propor alguns pontos para a nossa reflexão, a fim de chegarmos a alguma conclusão, ainda que aberta a novas indagações.

Quando estudamos gêneros textuais, uma aspecto importante dentro do conceito refere-se à existência material do gênero enquanto realização discursiva com tempo e lugar definidos, possível graças a uma situação interacionista entre os sujeitos. Além disso, a associação de um texto a um gênero textual depende da sua estrutura, da linguagem e do propósito, o que significa dizer que qualquer texto que circula na sociedade faz parte de um gênero textual ou então este precisa ser inventado.

A fotografia é um gênero textual? Vamos pensar na fotografia enquanto propósito comunicativo. Qual é o seu propósito? Depende. Pensemos em uma fotografia tirada por um fotojornalista para uma matéria. Teremos então uma fotografia compondo um processo comunicativo, com uma função real, com estrutura, linguagem e sentidos.

Foto: divulgação

Observe a foto tirada por um jornal local para compor uma matéria sobre o Dia dos Namorados. No primeiro plano, há um arranjo com flores e no segundo plano, desfocado, duas pessoas. É possível identificá-las? Observe que as duas pessoas vestem camisas azuis (cor que se convencionou atribuir aos homens) e existe uma sombra no modelo à direita que faz lembrar um cabelo amarrado (rabo de cavalo), o que poderia gerar ambiguidade, uma vez que homens e mulheres usam cabelos compridos. Mas à medida que os olhos vão se fixando na foto, outra ideia aparece, a de que existe alguém ou alguma coisa que gera um filete escuro, formando uma sombra. Em razão do desfocamento da foto, é difícil identificar a linha que separa com nitidez as formas, ocasionando um problema na identificação de um dos sujeitos, se se trata de um homem ou de uma mulher.

Que leituras poderíamos fazer desta foto, considerando o tema Dia dos Namorados? É uma foto convencional (mostrando casais de sexos diferentes)?

O que quero dizer com tudo isso? A fotografia como gênero textual precisa fazer parte do processo de interação social, envolvendo pessoas, e que possua uma estrutura e linguagem que possam agrupar outros textos fotográficos. A fotografia pode ser usada para diversos fins e cada um deles produzirá efeitos no leitor e terá o seu propósito.

Um comentário:

  1. Oi Lúcia!! Como poderia trabalhar uma sequencia didática de geografia com o genero fotografia?

    ResponderExcluir