domingo, 8 de julho de 2012

Orientações-Português Instrumental

Avaliação Português Instrumental


Com base nos textos disponibilizados para estudo e na seleção de gêneros textuais no ambiente profissional de trabalho, os grupos deverão seguir as seguintes orientações:

1. Apresentar em forma de seminário o gênero textual escolhido para expor (pode ser mais de um, mas não é aconselhável em função do tempo). Observar a aplicação teórico-conceitual;

2. Elaborar os slides de apresentação do trabalho;

3. Produzir um texto reflexivo sobre o referido trabalho.

Cada uma das atividades acima valerá 10,0 (dez pontos)

Cronograma:


23/07: equipes 1 e 2
30/07: equipes 3 e 4
06/08: equipes 5 e 6
13/08: equipes 7 e 8, se houver (ou resultado da apresentação dos seminários) e entrega da produção escrita.

Obs.: os slides deverão ser impressos e entregues ao professor antes de começar a apresentação.

Orientação para a confecção do slide:

1. Evite excesso de cores (poluição visual);
2. Evite mudar de cor a cada slide;
3. Opte por fontes e tamanho de fontes legíveis;
4. Não coloque textos extensos nos slides;

Sugestão para a produção dos slides:

a) Dados identificadores: instituição, curso, turno, disciplina, professor, membros da equipe, título do trabalho.
b) Objetivo (o que queremos alcançar com o estudo deste gênero textual?);
c) Justificativa (por que escolhemos este gênero textual?);
d) Metodologia (o que fizemos para alcançar o(s) nosso(s) objetivo(s)?);
e) Conceitos aplicados (quais os conceitos usados para explicar as nossas ideias e estudos feitos?);
f) Resultado do estudo (conclusões) 
g) Referências (conforme ABNT)

Tempo para apresentação:

Cada equipe terá 30 minutos para apresentar o seu trabalho.

Critérios para a apresentação oral (individual):

Pontualidade (chegar no horário de início da aula, entregar o material ao professor, atentar para a duração da apresentação [30min]). [2,0]

Aplicação teórico-conceitual (aplicar os conceitos e relacioná-los ao objeto da apresentação) [2,0]

Clareza nas explicações (organização das ideias)[2,0]

Conhecimento gramatical (acentuação, ortografia, pontuação, vocabulário, sintaxe) [2,0]

Criatividade/performance (postura, voz audível, movimentação (ou não) na sala, aplicação de exemplos e ilustrações, capacidade de atrair a atenção da turma para o assunto a ser apresentado) [2,0]

Obs.: os alunos deverão participar de todas as apresentações. A cada falta será abatido 0,5 (meio) ponto do total de sua apresentação no seminário. Ex.: se o aluno obteve 10,0 no seminário formado por 5 equipes, mas faltou às apresentações dos colegas, ele terá perdido 2,5, ficando apenas com 7,5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário