UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
PRÁTICA DE LEITURA E DE PRODUÇÃO DE TEXTO
Ementa
Fundamentos teóricos das práticas de
leitura. Constituição do sujeito leitor/autor. Diversidade dos gêneros
textuais. Alternativas metodológicas para a formação do leitor e do produtor de
textos.
Objetivos
a) Conhecer e aplicar os fundamentos teóricos de
leitura;
b) Analisar textos a partir do conceito de gêneros textuais;
c) Elaborar textos de diferentes gêneros textuais;
Conteúdo
1-Conceitos de:
linguagem, texto, leitura, leitor.
2-Processo
cognitivo da leitura.
3-Concepções de
leitura subjacentes a práticas escolares.
4-Tipos de
textos e modos de leitura.
5-Intertextualidade:
paródia e paráfrase.
6-Coerência e
coesão textuais.
7-Tratamento
didático das produções textuais.
8-Funções da linguagem.
Carga
horária
04 semanais
Bibliografia
básica e complementar
CHALUB, Samira. Funções
da linguagem. São Paulo: Ática, 1990.
FÁVERO, Leonor. Coesão
e coerência textuais. São Paulo: Ática, 1991.
KLEIMAN, Ângela.
Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas, SP: Pontes, Editora da Universidade
Estadual de Campinas, 1996.
KOCH, Ingedore
Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo:
Contexto, 2006.
ORLANDI, E.P. Discurso
e leitura. Campinas, SP: Cortez Editora, 1988.
MEC/SEF. Projeto
Pró-leitura na formação do professor. Brasília, 1998.
Nenhum comentário:
Postar um comentário