domingo, 9 de setembro de 2012

Português Instrumental - 2012.2

Bem-vindas(os)!

Elaborei uma proposta de trabalho com base em um conceito muito difundido nos últimos anos nas organizações, sejam elas privadas ou públicas. Trata-se do conceito de responsabilidade social e do seu produto textual o balanço social.

A nossa disciplina chama-se Português Instrumental e consiste em aplicar a língua em situações específicas da profissão contábil ou que facilite a produção dos textos neste âmbito. Assim, cabe a esta disciplina esclarecer, primeiramente, a importância do conceito de gêneros textuais (cf. PCNs) a fim de que os alunos (meus interlocutores principais) possam identificar os gêneros de sua área, assim como saber aplicá-los de forma pertinente. 

Para este semestre, escolhi o gênero textual balanço social por ser um gênero importante para o curso de Ciências Contábeis, pois permite várias incursões, sobretudo discursivas e esta parte me interessa, em razão da minha formação. 

Assim, o objetivo do curso neste semestre é discutir a linguagem, isto é, o discurso dos balanços sociais e as suas implicações no processo informativo e comunicativo das organizações.

Espero contar com a colaboração de todos e que possamos realizar um bom trabalho!

Profa. Lúcia Leiro

P.S.: enviarei para o e-mail de vocês (da turma) um texto importante para a nossa discussão: SA8000. Outros estarão disponíveis na fotocopiadora na segunda-feira (10/09/2012).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário