Planejar um material para aula com base nos gêneros textuais (GT), figuras de linguagem (FL) (metáfora/comparação) e identidades de gênero (IG) (papeis sociais):
O quê? (objeto) Caça-palavras (GT)
Para quê? (objetivo)
Estimular a atenção;
Relacionar a palavra conotativa à denotativa;
Ampliar o vocabulário;
Discutir papeis sociais e identidades;
Por quê? (justificativa)
O caça-palavras é um gênero textual muito presente em revistas e jornais. É lúdico e ao mesmo tempo formativo, já que se reporta ao acervo textual do leitor e ao mesmo tempo o amplia.
Assim, uma atividade na escola com base neste gênero textual pode contribuir para uma melhor aprendizagem de um assunto, no nosso caso as figuras de linguagens e gênero (papeis sociais)
Como? (metodologia)
Elaborar um caça-palavras com palavras denotativas e conotativas (FL). Ex.: SOL - Alegria; ROSA - delicadeza; LEÃO - valentia, etc.
Depois, pedir que cada aluno se desenhe em uma folha de papel e escreva as palavras com as quais se identifica e que ela acha que tem a ver com ele.
No primeiro momento, o aluno apenas demonstrará conhecimento sobre a conotação das palavras, o que elas representam na cultura. Em outro momento, discutir a arbitrariedade entre significante e significado.
No segundo momento, os alunos, meninos e meninas, escolherão as palavras com as quais mais se identifiquem, isso possibilitará a discussão sobre papeis sociais de homens e mulheres. O que aconteceria, por exemplo, caso um menino escolhesse ROSA para mostrar o quanto é sensível, carinhoso, afetuoso consigo e com os colegas? (IG)
Nenhum comentário:
Postar um comentário