sábado, 29 de março de 2014

O FILME "O REI LEÃO" E A REFERÊNCIA AOS IMPÉRIOS AFRICANOS

Vimos na aula de hoje, com a projeção do videoclipe do filme O Rei Leão (1994) que os impérios, com seus reis sábios e poderosos, não eram uma prerrogativa do ocidente europeu. Países asiáticos e africanos também tiveram seus dias de monarquia.
 
Na sala, houve menção ao império Mali. Estão lembrados? Vejam o trecho abaixo sobre este importante reino:
 
"Os reinos africanos, governados por reis sábios e justos, como Mansa Mussa e Sonni Ali (Songhai), eram admirados tanto entre os islâmicos como entre os cristãos europeus. Suas riquezas eram transformadas em conquistas sociais e artísticas para seus povos.
 
As capitais eram cidades muradas e possuíam mesquitas, sendo que, pelo menos duas delas em Timbuktu e Djenne tinham universidades. Os estudiosos, religiosos, sábios e poetas iam até lá sempre em busca de mais conhecimento.
 
Leo Africanus, descreveu Timbuktu como a cidade do ensino e das letras, onde o rei, embora dispusesse de muitos cavaleiros, financiava de seu próprio tesouro muitos magistrados, doutores e religiosos. Ele ainda comenta que, em Timbuktu existe um grande mercado de livros dos países bérberes e ganham muito mais com a venda de livros do que com qualquer outra mercadoria.
 
Essa foi a época de ouro do reino de Mali, com suas escolas de teologia e direito famosas por todos os lugares.
 
O poder desses reis era apoiado pela força militar, mas também por um senso de justiça, pelo controle do comércio e dos impostos e por alianças diplomáticas."
 
 
Partindo para o contexto, elemento importante na Análise do Discurso, do ponto de vista da política de mercado e de distribuição de filmes, a referência a culturas diferentes daquela onde foi filmada é uma forma de estrategicamente absorver o espectador da cultura a que se fez referência. Muitos filmes norte-americanos, por exemplo, são filmados nos países onde se queira potencializar a formação do público de cinema ou onde se reconheça um público consolidado a fim de que se possa garantir um retorno de bilheteria. Exemplo: Rio (animação), Velozes e Furiosos, Amanhecer (Saga Crepúsculo), todos filmados ou ambientados no Brasil.

Aspectos intertextuais/interdiscursivos: a intertextualidade e a interdiscursividade são aspectos importantes no estudo do texto e do discurso porque mostram que um enunciado sempre faz referências a outros textos e a outros discursos. No caso do filme O Rei Leão, existem referências:

1. À peça teatral Hamlet, de William Shakespeare;
2. Ao mangá Kimba, o Leão Branco;
3. À história bíblica de José; 

A intertextualidade faz referência à memória leitora e é por isso que a leitura é imprescindível no processo de significação textual porque sem este acervo o leitor não consegue elaborar sentidos diversos, com amplitude. A comparação, o contraponto, o contra-argumento são operações mentais importantes para um pensamento crítico. No processo dialético, é necessário pelo menos duas visões distintas para que se forme uma terceira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário