terça-feira, 29 de maio de 2012

ANÁLISE DE DISCURSO - LPPT (C. CONTÁBEIS)

Segundo Patrick Charaudeau, o espaço de discussão determina os valores que são acionados no espaço de persuasão "no qual a instância política. jogando com argumentos da razão e da paixão, tenta fazer a instância cidadã aderia à sua ação." (CHAREAUDEAU, 2006, p. 19).

Ontem vocês tiveram o privilégio de assistir ao debate de duas candidatas, a profa. Ana Maria Maciel e a profa. Márcia Cerqueira. Pedi que participassem do debate com um olhar crítico, anotando a imagem (ethos) que as candidatas construiam para ampliar a margem de aderência de seus ouvintes, potenciais eleitores. Entre os aspectos que pedi que observassem, estão:

1) Código não-verbal:

gestos, entonação de voz, vestuário (tipo, cor, estilo e o que eles tentavam "dizer");

2) Código verbal ou linguístico:

Uso de metáforas
Referências à autoridades (legitimação)
Referências a si (credibilidade)
Linguagem formal x informal
Forma de apresentação (slides): conteúdo do slides
Uso das funções da linguagem: emotiva, apelativa, referencial, fática, poética, metalinguística.

É importante observar que "o sujeito que fala - no caso o político - deve, portanto, tentar responder à seguinte pergunta: como fazer para ser aceito? Para isso, ele próprio deve fabricar uma imagem que corresponda a essa qualidade" (CHARAUDEAU, 2006, p.119).

Charaudeau lista alguns ethé:

Ethos de "sério": rigidez do corpo e rara expressão sorridente. Seus gestos são controlados. O seu negativo (excesso) seria a austeridade.

Ethos de virtude: demonstra sinceridade e fidelidade; imagem de honestidade pessoal. Sua performance passa a ideia de retidão, de coragem.

Ethos de "competência": performance de quem detém saber e experiência. Mostra que tem conhecimento profundo sobre o tema, das engrenagens políticas. Em geral, citam experiências anteriores como forma de legitimação positiva (nunca os fiascos).

Ethos de "inteligência": expressa na forma que conduz as negociações políticas e de como apreende os eventos. 

Ethos de "humanidade": demonstra "sentimentos de compaixão para com aqueles que sofrem" (CHARAUDEAU, 2006, p. 148). Contrabalaceia com o ethos de "coragem" e de "sinceridade".

Ethos de "chefe": performance de "guia-profeta". É ao mesmo tempo "fiador do passado e é voltado para o futuro" (CAHARUDEAU, 2006, P. 155) , para o destino das pessoas, do cidadãos.

Ethos de "solidariedade": caracteriza-se por um discurso do estar junto, de alguém que quer compartilhar e coloca-se no mesmo nível (pelo menos no discurso). É diferente da compaixão porque esta é mais assimétrica. O discurso da compaixão é coloca o sujeito que se compadece em um nível superior em relação a quem sofre. Já quem se solidariza, mesmo que não esteja envolvido na mesma experiência, faz parte dela.

Eis alguns ethé listado por Charaudeau. Todos eles são construídos, manuseados conforme os interesses de cada um. Agora, tente, com base no debate, redigir um texto reflexivo sobre os ethé escolhidos pelas candidatas para aderir seus eleitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário